Notícias

blog-image

A Refrigeração no combate ao desperdício de alimentos

O setor de refrigeração é responsável pela conservação e pelo armazenamento seguro, econômico e confiável de diversos tipos de alimentos e sementes. Entretanto, sua relevância, tanto para a indústria quanto para o mundo, não acaba aí. Os sistemas de refrigeração também podem ser a solução para um grande problema cada vez maior e mais presente. A medida que a tecnologia evolui, a indústria cresce, e a produção se intensifica, o desperdício e a perda de alimentos durante o processo de produção cresce vertiginosamente, causando prejuízos sociais e econômicos.

Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), anualmente cerca de 670 milhões de toneladas de alimentos vão para o lixo nos países de renda alta e outras 630 milhões de toneladas nos países de renda média e baixa. Mais de um bilhão de toneladas de alimentos são perdidos e não consumidos por ano, número este que diminuiria rapidamente com um projeto inteligente, aliado à qualidade nos equipamentos de refrigeração.

A importância da refrigeração neste problema também é reiterada por uma análise realizada em 2009, do International Institute of Refrigeration (IIR). Sediado na França, o instituto afirma que a refrigeração é a única tecnologia que consegue combinar com eficácia a capacidade de estender a vida útil do produto, ao mesmo tempo que mantém suas propriedades físicas, químicas e nutricionais. Além disso, o estudo também mostra que a utilização de uma boa refrigeração é imprescindível, se quiser reduzir as perdas pós-colheita e pós-abate, para hortifrútis e animais, respectivamente.

Saber apenas que a refrigeração pode ajudar a diminuir o problema da perda e do desperdício em escala mundial não é o suficiente, no entanto. É necessário entender exatamente como a refrigeração pode e deve ser utilizada em cada setor, para garantir a melhor conservação e armazenamento de produtos, alimentos e sementes, minimizando assim as perdas.

Na realidade, tanto o sistema de refrigeração quanto sua implementação, variam muito dependendo do segmento da indústria que se deseja trabalhar, ou do tipo de produto que será armazenado. Na indústria alimentícia ou varejista, por exemplo, a refrigeração, além de especializada para uma alta qualidade, precisa ser adaptável ou personalizada, visto que diferentes setores e tipos de alimentos requerem uma temperatura diferente, e todos precisam ter seus requisitos atendidos, para a conservação adequada.

Já na agricultura, a necessidade de uma refrigeração específica e de qualidade é ainda mais notável, dada a natureza das sementes a serem preservadas. Cada grão ou semente possui uma série de características inatas e requisitos fisiológicos para seu armazenamento. Controle de germinação e desenvolvimento de fungos, temperatura e humidade atrelados a perda de água são algumas destas características. Se as sementes permanecem em um ambiente onde há oscilação na taxa de humidade, elas acabam por absorver ou liberar água do ambiente, o que pode resultar em sementes já secas absorvendo mais água, facilitando assim sua deterioração.

Independente dos detalhes e especificidades de cada área, uma coisa é certa. Um sistema de refrigeração inteligentemente projetado, que integra equipamentos da mais alta qualidade é necessário, e melhora significativamente a qualidade do armazenamento enquanto reduz a perda e o desperdício fazendo a diferença tanto para seu negócio quanto para o mundo.

A KitFrigor dispõe de ampla variedade de equipamentos e soluções para sua necessidade, que abrange Climatização, Resfriados, Resfriamento Rápido, Congelados e Congelamento Rápido. Todas estas oferecidas com a qualidade e confiança de uma empresa reconhecida internacionalmente. Minimize o desperdício, veja e faça a diferença com os produtos e sistemas KitFrigor.

 

Leia também:

25 anos KitFrigor  |  Kitfrigor e o Agronegócio  |  Adegas Climatizadas

 

Compartilhe:
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
LinkedIn
Share
Instagram